top of page

Artes visuais e o fenômeno conhecido como Murakami

As artes visuais, como o próprio nome já denomina, estão correlacionadas com a visualização. São compreendidas como manifestações artísticas sendo elas: cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura.

Esse tipo de arte está amplamente ligado com o fator de beleza estética e com a criatividade, feito por autores de manifestações por meio de obras nas quais sejam encantadoras aos olhos das pessoas.

Atualmente, não temos como falar de artes visuais sem citar, por exemplo, um dos grandes nomes atuais do meio, Takashi Murakami.

Takashi Murakami é um ótimo exemplo de artista influenciador, tanto que foi considerado pela revista TIME como representante influente da cultura japonesa contemporânea em 2009.

Murakami é um prolífico artista japonês contemporâneo, nascido no Japão em 1962. Também é curador, empresário e é reconhecido internacionalmente por sua parceria com o designer Marc Jacobs para criação de acessórios. Licenciou-se pela Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio e também fez sua graduação em Nihonga, que é uma pintura tradicional japonesa.

Em 1990, ele entrou no mundo artístico contemporâneo por auxílio e supervisão do artista Masato Nakamura. Criou o seu alter ego Mr. DOB em 1993 e que até hoje é representado em suas obras, porém com diversas mudanças adquiridas através do tempo pelo alter ego.

Um dos primeiros do registro de Dob, impresso em uma camiseta (1994)


O alter ego de Murakami representado atualmente


É reconhecido pela sua síntese entre arte tradicional japonesa e arte pop norte-americana. O termo superflat, criado por ele, é também utilizado para definir e descrever seu estilo e de outros artistas que influenciou.

“Murakami certamente desfrutou de mais reconhecimento fora do Japão do que dentro, e cultivou uma relação abertamente combativa com o mundo da arte japonesa, mas seu envolvimento com pinturas Nihon-ga, mangá e anime, a cultura otaku e o Zen Budismo ancora firmemente seu trabalho com as tradições japonesas”, enfatiza Kvaran, diretor do Astrup Fearnley, o Museu de Arte Moderna de Oslo, na Noruega.

Murakami fez diversos retratos durante sua carreira de figuras presentes na cultura japonesa, como, por exemplo, Daruma, dragões, demônios, tigres, entre outros elementos que representam elevada estatura espiritual.

Já fez exposições em vários locais como o Museu Guggenheim Bilbau e também no famoso Palácio de Versalhes.

Para você que se interessou pelas obras do artista e quer conhecer alguns dos seus principais trabalhos pessoalmente, se liga que está tendo a exposição Murakami por Murakami, no instituto Tomie Ohtake em São Paulo.

Pela primeira vez no Brasil, a exposição traz pinturas que chegam a medir 3 por 10 metros. Além disso, a exposição reúne diversas estátuas do artista, dentre elas, a estátua que fala e mexe os olhos feita por Murakami inspirado em sua própria imagem.


Estátua de Murakami


Como sabemos, o artista além de trabalhar em todas essas áreas artísticas, também trabalhou em vários projetos de animação inspirados em animes, e no Instituto você também pode conhecer e assistir a alguns desses trabalhos.

Então, se você gosta de arte, não perca tempo, porque a exposição está acabando, ela ficará em São Paulo até o dia 15 de março de 2020.

Curiosidade

Além de fazer parte de várias obras, Murakami também fez parcerias com grandes e renomadas marcas e artistas, como por exemplo Vans, Louis Vuitton, Supreme, Vogue, entre outros.

Bolsa da Louis Vuitton, com design feito em parceria com Murakami


Renan Dias

Luísa Torres

Bruno Mantuani


Comments


bottom of page