top of page
Foto do escritorMikaéla, Tiago e Vitória M.

Visita à USP em 2019: pontos visitados e depoimentos dos alunos do IFSP JCR

Atualizado: 18 de mar. de 2020

Em uma quarta-feira de Outubro de 2019, um grupo de professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Jacareí se reuniram e organizaram uma excursão com os alunos do 2°ano do curso técnico de informática integrado ao ensino médio, para a USP/Cidade Universitária. Os professores responsáveis por esta visita, foram: a professora de língua portuguesa/literatura (Emari Andrade), os professores de história (Valdir Donizete) e filosofia/sociologia (Luiz Carlos Seixas), juntamente com a participação do professor Sóstenes Gomes, de informática. A visita organizada tinha como objetivo mostrar o dia a dia dos alunos, as variedades de prédios e cursos que a USP tem a oferecer, para que os alunos do ensino médio pudessem ver com os próprios olhos e ter suas impressões desta universidade tão sonhada pela maioria dos vestibulandos.

Pontos visitados pelos alunos

📷

Na imagem acima: entrada do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia: museu vinculado a cidade universitária, ligada a extensão. Foi realizada uma exposição no dia da visita, denominada “Resistência Já!”, que mostrava diversos utensílios, vestimentas e tradições de três grupos indígenas diferentes: Kaingang, Guarani-Nhandewa e Terena.

📷

Utensílios expostos no MAE

Instituto de Biociências: bloco constituído por Botânica, Ecologia, Genética, Biologia Evolutiva, Fisiologia e Zoologia. Está localizado também, o Centro Didático (biblioteca), no mesmo conjunto de edifícios. Foi efetuada uma caminhada pela Rua do Matão, na qual está localizado o Instituto de Biociências.

📷

Alunas visitantes na Rua do Matão - Cidade Universitária (Butantã)

FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: edifício que chamou muito a atenção dos alunos, por sua arquitetura exótica - conta com as áreas de Design, Arquitetura e Urbanismo. Suas paredes atraíram os olhares dos visitantes, por seus coloridos grafites e mensagens e símbolos expressivos.

📷

Um dos ateliês da FAU

IME - Instituto de Matemática e Estatística: são ministrados os cursos de: Matemática, Estatística e Ciências da Computação. Dentro do edifício, foram encontrados projetos expostos. Os alunos do IFSP também tiveram contato com um professor de matemática que mostrou diversos materiais didáticos para utilizar em sala de aula com diversas séries escolares.

📷

Projeto apenas em exposição - Cubo de LED

📷

Materiais didáticos utilizados em Geometria

FFLCH - Faculdade de FIlosofia, Letras e Ciências Humanas: os cursos que podemos encontrar no bloco, são: História, Geografia, Letras, Filosofia e Ciências Sociais. Diversas feiras didáticas estavam espalhadas por esse bloco.

📷

Andar do prédio de Letras - FFLCH

📷

Exterior do prédio de Geografia e História

CRUSP - Conjunto Residencial da USP: local onde residem os alunos com direito à moradia na USP. É dividido em blocos, com vários edifícios de médio porte.

📷

Entrada do CRUSP


Depoimento de Alunos após conhecer a USP


Foram realizadas entrevistas para alunos que compareceram a esta visita. Listamos quatro perguntas feitas para quatro alunos:


  1. O que achou da cidade universitária?

  2. Qual parte/área que você mais gostou?

  3. O que você viu de diferente na USP, que tanto chamou sua atenção ?

  4. Que oportunidades a USP te traria?


Tiago Fortes

1.Bom minha visão era superficial, ao chegar lá tudo mudou, o que eu nem imaginava, estava na minha frente.Os blocos dos cursos são enormes, nem precisa de academia para emagrecer (justamente porque cada um é em uma rua diferente), apenas andar por lá já basta, além de que tem linha de ônibus circulando dentro, bicicletas para alugar - realmente é uma cidade, não apenas uma faculdade.

2.A cidade possui um polo muito interessante a FAU (FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO) que o prédio é fantástico e seu design é único

3.Bom o que achei de diferente foi o tempo que os alunos têm para concluir o curso que é de 8 anos.

4.A USP me traria uma facilidade para conseguir empregos por ser uma das melhores Universidades do Brasil.


Adriana Trevisani

1.Achei todos os prédios muito perfeitos, e tenho certeza que isto é unanimidade. A cidade é enorme, muito maior do que a gente imaginava, e as pessoas pareciam muito inteligentes e cultas também. Tinham muitas bibliotecas e exposições, todas muito bonitas e interessantes.

2.Particularmente, gostei do prédio FFLCH e das bibliotecas que visitamos.

3.O fato de ter tudo dentro do campus, até mesmo banco. Era tudo muito grande, havia partes bem arborizadas e quietas, como também partes mais movimentadas. Também me chamou a atenção as bibliotecas que fomos, tinham muitos livros e eram várias.

4.Acho que o fato de ser uma das melhores faculdades do país já diz muita coisa. Eu com certeza teria muitas oportunidades em qualquer área que eu seguisse.


Renan Dias

1. Eu achei a cidade universitária um lugar incrível.

2. A FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) foi o edifício que mais achei incrível, também.

3. Creio que a liberdade que os alunos têm para lidar com o prédio da FAU foi o que mais me chamou atenção.

4. Tenho certeza que a USP me traria diversas oportunidades para a expansão dos meus pensamentos e minha evolução como artista, é um lugar maravilhoso!


Ana Flávia Pelogia

1. Eu adorei muito mesmo! Há pessoas que dizem que tudo por lá é muito sucateado ou “pichado”, mas eu vi como uma liberdade de expressão dos alunos. No prédio de arquitetura, as paredes todas grafitadas, eu realmente gostei.

2. O que mais gostei foi a FFLCH. A organização de lá principalmente. Quando você vê exteriormente, você não dá muita atenção (caso do prédio de Letras), mas quando entra, percebe o quão maravilhosa é arquitetura de lá. O prédio de História e Geografia é lindo! Adorei as feirinhas que vendem bijuterias, livros, artesanatos e gibis.

3. Bom, a liberdade de expressão que os alunos conseguem ter, foi o que mais me chamou a atenção - os grafites, exposições e organizações. Outro ponto, é o fato de ser aberto para a comunidade. As pessoas que moram ao redor, podem visitar os prédios.

4. A USP me traria uma independência e maturidade, superior a que tenho agora que estou no ensino médio: a rotina de estar lá seria uma rotina distinta de estudar numa faculdade local. Me traria ótimas oportunidades de trabalho, ter no meu currículo e histórico que você estudou na USP, seria uma grande honra. Conhecer as pessoas que têm a mesma paixão que eu por determinadas matérias também seria algo incrível. Poder aprender com professores semelhantes aos nossos (que a maioria obteve sua formação, na USP) seria algo maravilhoso também.

Conclusão

Os alunos do Integrado Informática do IFSP (Jacareí) concluíram que a visita a cidade universitária de São Paulo foi uma experiência inesquecível e motivadora a todos. Muitos colocaram como meta entrar em algum curso na USP pela estrutura oferecida e pela qualidade dos professores. Além disso gostaríamos de agradecer nossos professores Luiz Carlos Seixas, Emari Andrade, Valdir dos Santos e Sóstenes Gomes pela dádiva de planejar uma viagem tão especial para nós! Com a motivação certa, direcionada aos nossos estudos, qualquer sonho pode ser realizado.

📷

Créditos

Fotos: Luiz Carlos Seixas

Autores da postagem: Mikaéla Begotti, Tiago Fortes e Vitória Mariana Rodrigues

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paródias

Iremos mostrar duas paródias do livro A Relíquia (livro Realista, escrito pelo português Eça de Queiroz), nas músicas Céu azul e Medo...

Comments


bottom of page