Alguém pode perguntar: mas as atividades físicas na adolescência não seriam ruins? Não, é claro que isso não é uma verdade. As atividades físicas, assim como para os idosos, adultos e crianças, são muito importantes, mas acabam sendo primordiais para os adolescentes e “pré-adolescentes”. Se você, leitor, ainda não acredita em mim, vou lhe provar o que disse e verá que tudo se encaixa perfeitamente.
Tudo se inicia quando falamos que a fase da adolescência pode ser a mais difícil da vida de algumas pessoas com problemas como a timidez, depressão entre muitas outros. É aí que percebemos que o esporte não serve apenas para diversão ou fortalecimento do corpo, mas também para o tratamento da saúde mental. Alguns adolescentes buscam no esporte uma forma de vencer a depressão, aliviar a ansiedade, ajudar na socialização, trazer alívio em horas de crises, entre outros tratamentos para doenças extremamente sérias.
Além disso, na fase da adolescência, podemos encontrar a maior dissipação de hormônios e energia pelo o corpo. Sim, isso é muito bom, mas também pode atrapalhar quando vira algo excessivo, podendo, inclusive, gerar um déficit de atenção, por exemplo. Assim, é por meio das atividades físicas que conseguimos gastar energia para regular o nosso organismo, tornando-nos muito mais produtivos e tendo maior facilidade de enfrentar os efeitos psicossociais dessa fase de transição.
Mas, e o corpo físico propriamente dito? Durante a atividade física, além de todos os benefícios psicossociais, ela também contribui para o aumento de força, resistência aumenta o fôlego, corrige postura, ajuda na constituição de ossos e músculos saudáveis e muito mais.
Enfim, depois de todas essas informações, se não o convencemos, pense por outro lado. Os esportes ajudam a prevenção de mortes prematuras por doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, peso corporal, redução de hipertensão arterial, entre muitos mais benefícios.
Todos os esportes são bem-vindos em todas as fases da vida, mas existem esportes mais recomendados para determinadas fases da vida. Por exemplo, não é recomendado que pessoas na terceira idade pratiquem esportes de alto risco, pois caso ocorra uma fratura, a recuperação é mais lenta. Na adolescência, não há esse problema, por isso existe uma maior variedade de esportes indo desde tiro ao alvo, para melhorar concentração, até corrida, para melhorar a aptidão física.
A natação é um dos exercícios físicos mais completos, que ajuda, e muito, no desenvolvimento do adolescente. Pode ser tanto praticada pelas meninas, para ajudar na postura e na manutenção do peso, quanto pelos meninos, para fortalecimento muscular e ganho de resistência. Além disso, auxilia na socialização, disciplina e outras características.
Mas, não se precipite em começar a fazer atividades sem acompanhamento. Toda atividade física é boa desde que não agrave algum problema já presente no seu corpo. Então, que esportes tem que praticar para conseguir uma vida saudável?
Dependendo de suas pretensões, você precisa de uma consulta com um médico especialista. Existem vários tipos de esportes como, por exemplo, esportes radicais, esportes de impacto, esportes de força, ginástica, esportes voltados para o cardiovascular (corridas, maratonas entre muitos outros). Então, o ramo esportivo específico precisa ser combinado entre você, seu médico e sua família. Mas, o importante é não deixar para amanhã e não se esquecer de que: a vida com esporte é sempre mais divertida
Comments